Ao final do Ensino Médio, o jovem passa por um período de ruptura: da adolescência para a vida adulta e precisa assumir uma postura diante da sociedade para ingressar no mercado de trabalho.

O SAGRADO – Rede de Educação oferece aos seus jovens a oportunidade de refletirem com maturidade sobre suas escolhas, seguindo os ensinamentos de Madre Clélia, que demonstrava a preocupação e o desejo de uma educação integral, que inclui corpo, mente e coração, compondo um desenvolvimento para autonomia, liberdade, bem como para a responsabilidade (Proposta Pedagógica, p.46; Concepção de Desenvolvimento Humano: Infâncias, Juventudes e Relação Família e Unidade Educacional).

A variedade e a quantidade de opções causam apreensão e por esse motivo família e escola são essenciais nesse processo de escolha.

Para uma boa escolha profissional, o indivíduo deve se sentir ativo na construção de sua própria história e do mundo em que vive, além de ser capaz de uma análise crítica da sociedade e do trabalho (SOUZA; MEANDRO; BERTOLDO ET al., 2009).

Para que os nossos jovens tenham consciência de que são sujeitos da própria história, capazes de realizar escolhas, o Colégio Imaculada Conceição em parceria com a UNINTER convidou os educandos do Ensino Médio a participarem do Programa “Link no Futuro - EUREKA”.

Na 1ª série do Ensino Médio os educandos participaram de um teste vocacional, conheceram seu perfil e perceberam quais são suas áreas de interesse, adquirindo assim autoconhecimento.

Na 2ª e 3ª séries fizeram um teste de Orientação Profissional, unindo suas aptidões com o que gostam e identificam as carreiras em que tem maior possibilidade de se realizar, divididas em 4 áreas: Humanas, Exatas, Biológica e Artes. O educando pode projetar-se no futuro, imaginar-se desempenhando um papel na sociedade e sentir-se incluído no sistema de produção, no mercado de trabalho.




Galerias

EM - Orientação profissional e Teste Vocacional

Ver galeria