Na última quinta-feira, 27 de fevereiro, iniciamos oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) 2020 no Colégio Imaculada Conceição, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação. A abertura foi realizada durante o momento de oração, enfatizando que o caminho quaresmal, caminho este feito por Jesus, que também nos é proposto, deve ser trilhado com o olhar, e os gestos de compaixão a fim de levar ao cuidado assim como fez o samaritano, que não hesitou em cuidar de uma pessoa ferida.

No Brasil, a CF iniciou-se na última quarta-feira, dia em que os cristãos recebem as cinzas como um sinal de conversão. Com o tema: Fraternidade e Vida – Dom e Compromisso, e lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), a CF 2020 propõe o cuidado com o outro, com a vida e a redescoberta do sentido da vida.

O Papa Francisco nos interpela, em sua exortação pós-sinodal sobre a Juventude “Christus Vivit”, com a seguinte pergunta: “Para quem sou eu? És para Deus, sem dúvida alguma; mas Ele quis que fosses também para os outros, e colocou em ti muitas qualidades, inclinações, dons e carismas que não são para ti, mas para os outros” (CV 286). É justamente nesta linha em que está focada a Campanha deste ano.

No Colégio Imaculada Conceição, estamos vivenciando desde o primeiro dia letivo a temática da CF 2020. A dinâmica do girassol desenvolvida pelos educadores e educandos nos coloca dentro desta perspectiva de cuidado com o outro.

Hoje são tantos os feridos e as feridas, sejam elas espirituais ou corporais. Cabe a nós, cristãos, educadores e educandos ver, sentir compaixão e cuidar do outro que está a nossa volta.

Que a exemplo de Santa Dulce dos Pobres e da Bem-Aventurada Clélia Merloni, possamos juntos, neste caminho quaresmal, cuidar de nós mesmos e dos outros que estão ao nosso redor sem distinção de raça, cor ou classe social.